FORMAÇÃO DE PALAVRAS


Existem vários processos de formação de palavras na Língua Portuguesa. Esses processos foram usados ao longo da história do idioma e podem ser usados atualmente para a criação de neologismos, quando se quer criar uma palavra para um conceito até então desconhecido.
Os principais processos de formação de palavras são os seguintes:
Derivação

Formação de novas palavras a partir de apenas um radical.

Derivação Prefixal:

 Acréscimo de um prefixo à palavra primitiva; também chamado de prefixação. Por exemplo:

antepasto, em que o prefixo ante- foi acrescido ao vocábulopasto, cujo significado pode ser qualquer tipo de alimento, comida; antepasto, portanto, significa antes da comida.

reescrever, em que o prefixo re- foi acrescido ao vocábuloescrever. Não há hífen nesse vocábulo por o prefixo re- ser uma exceção: nunca haverá hífen diante dos prefixos co-, re-, pro-(som fechado), pre- (som fechado), trans-, an-, des-, in-.

inábil, em que o prefixo in- foi acrescido ao vocábulo hábil.
coerdeiro, em que o prefixo co- foi acrescido ao vocábuloherdeiro. 

Derivação Sufixal:

Acréscimo de um sufixo à palavra primitiva; também chamado de sufixação. Por exemplo:

felizmente, em que o sufixo -mente foi acrescido ao vocábulofeliz.

igualdade, em que o sufixo -dade foi acrescido ao vocábuloigual.

Derivação Prefixal e Sufixal:

Acréscimo de um prefixo e de um sufixo, em tempos diferentes; também chamado de prefixação e sufixação. Por exemplo:

infelizmente, em que o prefixo in- e o sufixo -mente foram acrescidos, em tempos diferentes, ao vocábulo feliz.

desigualdade, em que o prefixo des- e o sufixo -dade foram acrescidos, em tempos diferentes, ao vocábulo igual.

Serem acrescidos em tempos diferentes significa que houve a formação prefixal antes da sufixal, ou vice-versa. Por exemplo, antes se formou o adjetivo infeliz pela anteposição do prefixo in-ao adjetivo feliz; depois se formou o advérbio infelizmente pela posposição do sufixo -mente ao adjetivo infeliz, ou vice-versa.

Derivação Parassintética:

Acréscimo de um prefixo e de um sufixo simultaneamente; também chamado de parassíntese. Por exemplo:

envernizar, em que o prefixo en- e o sufixo -ar foram acrescidos ao vocábulo verniz.

enrijecer, em que o prefixo en- e o sufixo -ecer foram acrescidos ao vocábulo rijo, que perdeu a vogal temática -o.

Observe que, na derivação parassintética, não houve a derivação prefixal antes da sufixal nem vice-versa; ambos os afixos foram colocados simultaneamente.

Derivação Regressiva:

É a retirada da parte final da palavra primitiva, obtendo, por essa redução, a palavra derivada. Por exemplo: do verbo debater, retira-se a desinência de infinitivo -r: formou-se o substantivodebate; do verbo castigar, retira-se a terminação verbal -ar e acrescenta-se a vogal temática -o: formou-se o substantivocastigo.

Derivação Imprópria:

É a formação de uma nova palavra pela mudança de classe gramatical. Por exemplo: a palavra gelo é um substantivo, mas pode transformar-se em um adjetivo: camisa gelo.

Composição

Formação de novas palavras a partir de dois ou mais radicais.

Composição por justaposição:

Na união, os radicais não sofrem alteração alguma em sua estrutura. Por exemplo: ao se unirem os radicais ponta e , obtém-se a palavra pontapé. O mesmo ocorre commandachuva, passatempo, guarda-pó, paraquedas, paraquedista, paraquedismo,  para-raios, madressilva, cana-de-açúcar, etc.

Composição por aglutinação:

Na união, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura. Por exemplo: ao se unirem os radicais água e ardente, obtém-se a palavra aguardente, com o desaparecimento de uma. O mesmo acontece com embora (em boa hora) e planalto(plano alto).

Hibridismo:

É a formação de novas palavras a partir da união de radicais de idiomas diferentes. Por exemplo: automóvel, sociologia eburocracia em que se une um radical grego a outro latino.

Onomatopéia:

Consiste em criar palavras, tentando imitar sons da natureza ou sons repetidos. Por exemplo: zum-zum, cri-cri, tique-taque, pingue-pongue, blá-blá-blá.

Abreviação Vocabular:

Consiste na eliminação de um segmento da palavra, a fim de se obter uma forma mais curta. Por exemplo: de extraordinárioforma-se extra; de telefone, fone; de fotografia, foto; decinematografia, cinema ou cine, de um gigabyte, um giga. Os elementos formados passam a ser tratados como autônomos. Então, na pluralização, obedece-se às regras da palavra primitiva: Dez gigas; duas fotos.

Siglas:

As siglas são formadas pela combinação das letras iniciais de uma sequência de palavras que constitui um nome: Por exemplo:IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano).
As siglas escrevem-se com todas as letras maiúsculas, a não ser que haja mais de três letras e  a sigla seja pronunciável sílaba por sílaba. Por exemplo: Unicamp, Petrobras. 

Neologismo semântico:

Uma palavra é formada por neologismo semântico quando se dá um novo significado, somado ao que já existe. Por exemplo, a palavra legal significa, segundo os dicionários, dentro da lei; a esse significado soma-se outro: pessoa boa, pessoa legal.

Empréstimo linguístico:

É o aportuguesamento de palavras estrangeiras; se a grafia da palavra não se modificar, ela deverá ser escrita entre aspas, o que, no Brasil, passou a ser letra morta, ou seja, ninguém usa. Por exemplo: estresse, estande, futebol, bife, "show", xampu, "shopping center", on-line.

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.