MOTIVAÇÃO

O que motiva você?
É uma pergunta intrigante para começar esta jornada. Mas é mais do que necessária que ela seja feita, se não por mim, mas por você mesmo.
Acredito que em algum momento da sua vida você já se sentiu desmotivado. E em algumas vezes você pode contar com uma pessoa próxima que diz algo para elevar seu estado de ânimo. Mas e quando você não tem um “amigo animador” por perto? Aí, só resta mesmo procurar esta motivação dentro de si mesmo.
Saiba então que a motivação é uma das habilidades que fazem parte do que podemos chamar de inteligência emocional. Ou seja, quanto mais e melhor você conhecer a si mesmo, mais estará apto para identificar o que te motiva ou desmotiva, por isso é muito importante, que faça uma autoanálise.
Agora, presta um pouco mais de atenção . Se você está se sentindo sem motivação e ainda por cima sem inspiração, apresento aqui, algumas reflexões sobre porque você deve se interessar por esta habilidade e como pode desenvolvê-la!
A principal habilidade relacionada com motivação é a automotivação. Você com certeza já ouviu falar dela.
Mas, por que a automotivação é tão importante?
Bem, de uma maneira bem simples, eu diria que automotivação é para o bem da sua saúde, para que você permaneça em atividade, com alegria e tenha vontade de acordar todos os dias de manhã e cumprir com suas responsabilidades.
E porque é necessário desenvolver a habilidade de se automotivar?
Uma das razões é porque você nem sempre é reconhecido como deveria ou espera. Nesse caso, você não deve deixar se desanimar!
Lembre-se de uma coisa importante : nem Jesus Cristo, agradou a todos… E se você olhar bem a sua volta, garanto que encontra alguém em situação pior que a sua. Por exemplo: alguém que ficou desempregado ou que não teve condições de estudar, ou ainda que acabou sendo abandonado por pessoas que amava.
Então? Isso não deve representar o fim do mundo.
Mas diante de tantas complicações, como desenvolver a automotivação?
Primeiro é necessário encarar os seus desafios de frente, não responsabilizar aos outros pelas suas escolhas, assumir o que é responsabilidade sua e buscar estratégias ao invés de ficar lamentando.
Além disso, acredito que cada pessoa deve ter ou pelo menos, deveria ter sua própria estratégia pessoal de automotivação.
Pense nisso hoje e se você ainda não tem uma estratégia, reflita e inspire-se!
Tenha um Bom Dia HOJE.
Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida